sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Afinal, o que é Cronograma Capilar e Pra Que Serve?

Até um tempo atrás, não fazia ideia do que era um cronograma capilar, fui aprendendo aos poucos pois, meus cabelos estavam implorando por ajuda, pesquisei e vou dividir com vocês o que estou aprendendo.




O que é um cronograma?


É um tratamento intenso e regular para a reestruturação dos seus fios, um período no qual se tem maior cuidado com os cabelos, é dividido em ciclos de um mês, mas não necessariamente é preciso fazer somente durante esse período, o cronograma pode ser estendido por vários meses ou anos (depende do estado do seu fio) enquanto houver necessidade e até mesmo para manter os resultados conseguidos, certo!

Como sei quando estou precisando fazer o cronograma?


Perdemos os nutriente, proteínas, maciez e brilho etc... quando fazemos qualquer tipo de química, ao fazer chapinha, usando o secador, lavando os cabelos com água quente, o cloro da água, muito sol ou a perca espontânea, tudo isso prejudica seu fio. Os tratamentos químicos oferecidos trazem beleza, muitas vezes beleza externa, pois danificam a estrutura dos fios, deixando eles quebradiços, opacos, sem brilho, elásticos, duros, e precisamos devolver ao fio tudo aquilo que perdemos durante esses processos, na verdade tratamentos químicos apenas "maquiam" nossos fios.


Para fazer o cronograma é preciso analisar o cabelo e descobrir suas necessidades, normalmente conseguimos analisar melhor isso com o passar do tempo (de acordo com as etapas e fechamento dos ciclos do cronograma), que é quando começamos a entender melhor e sentir as reações do cabelo.

Vou contar rapidinho a minha historia capilar:


Isso é muito importante pra vocês saberem que meu cabelo não é perfeito e sim ele tem muitos defeitos e agora que estou tentando melhorar! Tenho cabelo oleoso, cor castanho escuros, faço mechas nos cabelos há 4 anos, e não fazia qualquer tipo de máscara pois um dia um cabelereiro me disse para evitar a hidratação pelo fato de ter o cabelo oleoso, e isso iria fazer ele ficar mais oleoso ainda, assim o fiz!

Há um ano, já cansada de ter cabelo oleoso e laranja, e ter que lavar todos os dias, comprei dois shampoos, um de limpeza profunda e outro azul para neutralizar o amarelo. E intercalava o uso dos dois, o shampoo azul cheguei a passar com os cabelos ainda secos para ver se ele fazia alguma coisa, resultado, meu cabelo ficou extremamente quebradiço no comprimento, com pontas duplas, opaco, ressecados, duro e poroso.

Então pensei, preciso reconstruir meu cabelo para meu fio voltar a ser como era antes, comprei uma máscara reconstrutora e usava duas vezes por semana. Claro que não adiantou nada, meu cabelo ficou ainda mais duro, e continuou quebradiço no comprimento, com pontas duplas, opaco, ressecados, duro e poroso.
Já deu pra perceber que meu caso é serio e que não entendia nada de cabelos! Isso me despertou curiosidade e hoje estou aqui compartilhando o que aprendi.


Com o que é feito o tratamento?


Com máscaras e óleos que se encaixem em cada etapa do cronograma, por exemplo, se hoje é dia de fazer hidratação, use uma máscara que sua principal função seja hidratar, ou se hoje é dia de nutrição use uma máscara ou óleo que sua principal finalidade seja nutrir.


Quais as etapas de um cronograma capilar?


É dividido em 3 três etapas, são elas:
Hidratação, nutrição e reconstrução.

Então nesse caso você vai precisar de 3 máscaras específicas para usar em cada uma das fases respeitando o intervalo de 48 horas entre cada uma delas.

Qualquer cabelo precisa das três etapas do tratamento (independente se você fez química ou não pois muitas pessoas tem cabelos danificados naturalmente), pois cada um tem a sua finalidade, cada um tem o seu proposito e se pularmos determinadas fases nosso cabelo não vai estar sendo tratado da forma correta para suprir suas necessidades.

Para que serve cada etapa do cronograma?

Identificar em qual etapa a máscara se encaixa é uma coisa bem difícil mesmo, por isso é preciso entender um pouco sobre os produtos e ler a composição para não se enganar, pois muitas vezes a indicação do fabricante pode não ser a realidade da máscara quando olhamos a fórmula, então vamos aprender como identificar cada mascara no cronograma e o que ela deve conter.

Hidratação: É a reposição hídrica, aqui vamos repor a água perdida, isso é um fator muito importante para manter saudável, macio e sedoso. Perdemos água basicamente com o calor, é bom lembrar (porque muita gente não dá valor a isso) que se você usa chapinha ou secador é muito válido usar protetor térmico. Outra dica é beber muita água, pois o cabelo melhora de dentro pra fora também, mas nesse caso o foco maior da hidratação não é dessa forma e sim com máscaras capilares!

Componentes fundamentais para hidratar os cabelos: As máscaras devem conter elastina, alcools modificados (como Cetyl Alcohol), proteínas hidrolisadas (como arroz, milho e soja que são fracos reconstrutores também), extratos de frutas (procurem por “extract” ao lado do nome de alguma planta/flor, como, por exemplo, Melissa Officialis Extract), pantenol (principal componente do Bepantol), glicerina (glycerin, glicol, gliceryl), aloe vera, colágeno (que também é reconstrutor e nutritivo), vitaminas e sacaroses (mel ou derivados), ceramidas, lanolina, lecitina, silicones ( Dimethicone, Dimethiconol, etc.. que são ativos utilizados para manter a água nos fios, ou seja, reter a hidratação, por isso considerado um ativo hidratante, mas nós já conversamos sobre isso!).


Resultado: deixa o cabelo macio, sedoso, maleável e suave.

Nutrição: É a reposição lipídica, a etapa de nutrição consiste em utilizar produtos que 
contenham óleos (desde que seja o principal componente), não é necessário usar somente mascaras, você pode usar também óleos naturais, manteigas e outros componentes nutritivos, os lipídios atuem sobre os fios dando muito brilho a eles, mas atenção sempre ler o rótulo dos óleos e manteigas, pois muitos são feitos a base de mineral oil (óleo mineral) que são derivados do petróleo e fazem mal aos cabelos (formam uma película impedindo os nutrientes penetrarem nos fios).


Componentes fundamentais para nutrir os cabelos: As máscaras devem conter extract (extratos naturais) e oil (óleos naturais) como o de coco, manga, semente de uva, pequi, amêndoas, oliva, babosa, argan, macadâmia, abacate, tutano e karité. Vocês podem usar também as manteigas como manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano, manteiga de murumuru, manteiga de argan etc.


Resultado: deixa o com peso, brilho e reduz o frizz.

Reconstrução: É a reposição proteica, devolvendo a massa que perdemos, essa etapa é fundamental para aquele cabelo fino que cai muito, quebradiço, com pontas duplas, poroso e áspero, pois vai deixar os fios mais grossos e encorpados, por isso ela deve ser usada de maneira certa no máximo a cada 15 dias, caso contrario pode danificar seus fios, fazendo ele ficar pesado e mais quebradiço. É muito indicado para fazer após químicas (justamente para devolver o que ele acaba de perder), mas não vai pensando que seu cabelo ficará com brilho e macio porque não vai ficar.
Componentes fundamentais para reconstruir os cabelos: a máscara deve conter creatina, queratina, colágeno, arginina e aminoácidos, alanina, serina, valina, prolina e cisteína e proteínas hidrolisadas (como arroz, milho e soja que são fracos reconstrutores por isso devem possuir pelo menos 2 componentes)

Resultado: Deixa o cabelo grosso, resistente e com força.


Minha máscara tem componentes das 3 etapas do cronograma e agora?


Se a sua máscara tem itens de mais de uma etapa ela é uma mascara mista, mas você precisa incluir ela em uma das etapas certo, mas em qual? Pra definir você pode fazer de duas formas a primeira é contar quantos ingredientes ela tem de cada etapa e a que predominar é a que ela se encaixa, outra forma e analisar como ela reage nos cabelos, se o cabelo ficou mais durinho e grosso sem tanto brilho e macies ela é reconstrutora, se deixou teu cabelo com brilho é nutritiva ou se deixou macio é hidratante.

Outra coisa que ajuda a definir a etapa é a colocação dos ingredientes na fórmula, os itens que estão no inicio são os que tem mais (e consequentemente são os predominantes na fórmula) e os do fim tem menos.

Lembrando que cada etapa precisa agir no cabelo, então os intervalos devem ser de no máximo 48 horas (a cada 2 dias) para seguir o cronograma.

Posso fazer meu cronograma com etapas diferentes?


Sim, pode, cada cabelo tem suas necessidades, mas o ideal é fazer o cronograma original primeiro, para sentir o resultado, e analisar o que melhorou e o que ficou faltando.

Eu mesma não faço o cronograma original, no inicio fiz mas só consegui entender melhor sentindo os resultados, as respostas do fio e comparando cada etapa, então percebi que de acordo com meu fio eu poderia mudar.

Lembrando que temos que seguir algumas regras como, a hidratação deve estar de 1 a 2 vezes durante a semana (necessidade do fio), a nutrição também de 1 a 2 vezes na semana no máximo e a reconstrução 1 vez por mês ou a cada 15 dias, isso vai depender bastante da sua máscara também, no caso da reconstrução algumas são bem pesadas assim vale passar 1 vez por mês, entende? E depende também do seu fio, pois cada um tem um tempo de resposta.

Então o ideal é fazer o original e analisar as respostas do fio, pois só você conhece ele e sabe se ele mudou (melhorou) e qual das etapas ele está sentindo mais a necessidade, tipo se ele está sem brilho pode fazer mais nutrição, se continua muito fino precisa de reconstrução.

Eu já estava esquecendo de citar que não vamos ver os resultados dentro de um mês (o dono do cabelo sente as melhoras) mas o cabelo não fica perfeito dentro de um tempo tão pequeno, o cronograma é um tratamento progressivo, ele vai melhorando gradualmente, aos poucos, mas mesmo assim é muito rápido e a forma mais eficiente, é um tratamento de choque. 

Abaixo vou deixar o cronograma original e o cronograma para meu cabelo, respeitando um intervalo de 48 horas.

CRONOGRAMA ORIGINAL

1º semana -  hidratação, hidratação e nutrição
2º semana -  hidratação, hidratação e nutrição
3º semana - hidratação, hidratação e reconstrução
4º começa tudo de novo.


MEU CRONOGRAMA:

1º semana - hidratação, nutrição e hidratação
2º semana - nutrição, hidratação e reconstrução
3º semana - hidratação, nutrição e hidratação
4º semana - nutrição, hidratação e reconstrução.



Vem comigo começar esse projeto ainda da tempo,  assim aprendemos juntas!
Um grande beijo e até a proxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...