quarta-feira, 23 de julho de 2014

ATENÇÃO! O que faz mal para os cabelos e corpo.

Oi oi gente!

Para entender o que pode fazer mal é preciso ter pelo menos uma noção de nomenclaturas e quem regulamenta tudo isso, pois nas embalagens chega até a assustar aqueles nomes estranhos das fórmulas.

Para entender o que são parabenos e outros produtos que fazem mal é preciso primeiramente conhecer a respeito das nomenclaturas.

O que é INCI:


Existe um sistema internacional de nomenclatura dos cosméticos, cujo nome é INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), utilizada em todo o mundo ou quase (na Europa, América do Norte, Brasil, Rússia e África do Sul representa o strandard).



O que são parabenos?


Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos, encontramos em cremes, fotoprotetores, géis, maquiagem, xaropes sem açúcar, xampus e outros inúmeros remédios de forma líquida

ALERTA para MULHERES foram detectados parabenos em tumores de mama, ou seja, eles são altamente cancerígenos, mas claro não somos somente nós que estamos expostas a esse risco, isso vale para todo mundo.


O controle sobre a quantidade de parabenos presentes em cosméticos é bastante rígida. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu como limite as concentrações máximas de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabeno total, no produto cosmético. É fácil identificar na formula os parabenos, é só buscar pela sua nomenclatura internacional Butylparaben, Propylparaben, Etylparaben, Methylparaben, Benzil-parahidroxibenzóico, ácido metilparahidroxibenzóico, ácido etiláparahidroxibenzóico, Propilparahidroxibenzóico, ácido butilparahidroxibenzóico, ácido parahidroxibenzóico e parahidroxibenzoato.


Ingredientes que devem ser evitados:


Derivados do petróleo como Sodium laureth sulfate, Sodium lauryl sulfate, Ammoniun lauryl sulfate, utilizados na preparação de produtos cosméticos (beleza, higiene) e devem ser evitados. 

Paraffinum Liquidum: É a parafina, utilizada também como combustível, nas embalagens de papelão, no revestimento de queijos e frutas, nas velas, nos adesivos termofusíveis (hot melt), no papel químico, nas tintas, nas pinturas. Em cosmética encontra emprego como agente filtrante nos cremes e nos óleos para crianças.

PEG: É o polietilenoglicol, substância utilizada também no fábrico de coletes anti-bala, para unir duas células em Biologia, em Arqueologia para a conservação dos achados de madeira.

PPG: É o Propilenoglicol, um hidratante também utilizado como solvente na fotografia, anticongelante, líquido de arrefecimento.

Mineral Oil: É um óleo mineral ou parafina líquida, usado por conta das propriedades hidratantes e isolamento dos transformadores eléctricos, no transporte e armazenagem de metais alcalinos, como laxante, lubrificante e no combate a pulgões(afídios). 

O óleo mineral traz vários malefícios para o nosso corpo e principalmente para a nossa pele. Para começar, ele não possui qualquer valor nutritivo, não é absorvido pela pele e também não promove hidratação de fato: apenas lubrifica a derme superficialmente, evitando a perda de água e dá a falsa sensação de hidratação.

Petrolatum: É a vaselina, conhecida como "gelatina de petróleo", uma parafina líquida.

Ingredientes altamente poluentes (EDTA, MEA, TEA, MIPA)


Esses são produtos poluentes. 

EDTA: Ácido etilenodiamino tetra-acético, utilizado para descolorir os cabelos.
MEA: Metiletanolamina, que cria ação espumante.
TEA: É a trietanolamina, um composto orgânico que regula o Ph dos produtos nos quais é utilizado.
MIPA: É uma isopropilamina, também utilizado como herbicida.


Alergênicos ou considerados como potenciais libertadores de formol


Em primeiro lugar vamos falar um pouco do formol já que esses produtos abaixo podem liberar ele, o formaldeído, muito utilizado para preservar os cadáveres ou como agente de esterilização, exposições de longa duração a baixas concentrações podem causar dificuldade respiratória, enfisema e sensibilização. O formaldeído é classificado como carcinogênico humano e têm sido relacionado com câncer dos pulmões, nasal, com possível câncer no cérebro e leucemia.

Fragrance/Parfum (fragrância/perfume): Em um cosmético, a fragrância pode derivar de óleos essenciais/flores e plantas (como geralmente ocorre em cosméticos naturais/orgânicos) ou pode ser sintética, fragrâncias sintéticas são tóxicas para o sistema imune e alergênicas. 


Disodium EDTA: Nos cosméticos aumenta a formação de espuma em shampoos, sabonetes, aumenta a penetração de outros ingredientes (que estejam presentes na fórmula do produto) na pele, além de ser fracamente mutagênico.


Tetrasodium EDTA: Atua como “quelante”, retira a reatividade de íons metálicos que podem estar presentes num produto, e pode ser encontrado principalmente em shampoos e sabonetes pode ser tóxico para os olhos, aumenta a penetração de outras substâncias na pele.

Talc (talco): Atua de diversas maneiras, absorve umidade, como agente “deslizante”. É frequentemente usado em sombras, bases e pó facial, pode ser contaminado com amianto, o que representaria riscos de toxicidade respiratória e câncer.


Cyclopentasiloxane (D5) e Cyclotetrasiloxane (D4): D5 e D4 são ingredientes condicionantes usados em produtos capilares, hidratantes corporais e faciais, são tóxicos e tem o potencial de bioacumulação em organismos aquáticos.

Siliconas: Tais como Poliquaternium-80, Dimethicone e Amodimethicone (criam um filme que torna a pele aparentemente mais sã).

BHT (Butylated hydroxytoluene): O BHT é um conservante muito usado para prevenir a oxidação de óleos capilares/faciais/corporais, batons, bases (e até em alimentos como margarinas, lasanhas) é alergênico, tóxico para o sistema imune e tem limitadas evidencias de câncer. Uma pesquisa aponta com base em ensaios in vitro em células de mamíferos que apresentaram resultados positivos para mutação e formação de tumores em doses elevadas.


BHT foi proibido como conservante em alimentos em países como Japão, Romênia, Suécia e Austrália. No Brasil, infelizmente, ele é permitido, e bastante usado.

BHA (Butylated hydroxyanisole): Assim como o BHT, o BHA é um conservante usado para prevenir a oxidação de produtos como batons, sombras, esse ingrediente tem nota 9-10, numa escalada de risco que vai de 0 (inofensivo) a 10 (perigoso).

De acordo com o European Commission on Endocrine Disruption, o BHA é considerado um desregulador endócrino e para o IARC (International Agency for Research on Cancer), esse ingrediente é possivelmente cancerígeno. 


DMDM hydantoin, Imidazolidinyl urea, Diazolidinyl urea: São conservantes frequentemente encontrados em produtos capilares (shampoo, condicionador, etc), hidratantes faciais, sombras, são apontados como alergênicos e possíveis desencadeadores de dermatite de contato. Além disso, podem conter impurezas do formol.


Methylisothiazolinone e Methylchloroisothiazolinone: É um conservante, são encontrados principalmente em shampoos, condicionadores e sabonetes líquidos, podem ser tóxicos, alergênicos para a pele e mutangênico.


dimethicone, cyclomethicone, dimethiconol: Umectantes e condicionantes, derivados de silicone, amplamente usados em produtos capilares, primers, bases. Além de serem apontados como toxinas ambientais, ou seja, poluem o meio ambiente, vários ingredientes derivados de silicone tendem a acumular na pele e cabelos, tornando pesados e opacos. Quando aplicados na pele, podem obstruir os poros, interferir nos mecanismos de hidratação natural da mesma (causando ressecamento) e há a possibilidade de ocorrer reações alérgicas.


Sodium Laureth Sulfate:
 Agente de limpeza que costuma ser bastante usado em shampoos, sabonetes em geral. É considerado mais polêmico que o sodium lauryl sulfate é “esperado para ser tóxico ou nocivo” e considerado um ingrediente alergênico, causa ressecamento e pode ser contaminado com impurezas de ethylene oxide, considerado cancerígeno e altamente tóxico.


Petrolatum: Atuam como agente emoliente e umectante é comumente usado em produtos capilares e máscara de cílios. O petrolatum (petrolato) pode ser contaminado com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (polycyclic aromatic hydrocarbons – PAHs), que são apontados como cancerígenos.

Cetrimonium chloride: Atua principalmente como conservante e agente de emulsão usado em shampoos, condicionadores, gel capilar. Há forte evidências de que o ingrediente seja tóxico ou alergênico. Além disso, é apontado como uma possível toxina ambiental.


Chlorphenesin: É um conservante sintético comumente usado em hidratantes, protetores solares acima de FPS 30, produtos com proteção solar em geral e máscaras para cílios. Pode causar dermatite de contato e alergias, relaxar o músculo esquelético, deprimir o sistema nervoso central e causar depressão respiratória (respiração lenta ou superficial) em lactentes.

DMAE ou Dimethylaminoethanol: Usado em cosméticos anti-idade e hidratantes. Segundo um estudo canadense, o efeito anti-idade do DMAE se dá às custas de sua capacidade de danificar as células esse ingrediente pode causar alergias e toxicidade do sistema imune.



Por favor vá em seu box do banheiro e na penteadeira e dá uma olhadinha na fórmula dos cosméticos pra ver ser tem esses produtos e da próxima vez evite usar e comprar.

Imagine usar tudo isso por 50 anos como você vai estar? Sua exposição a eles pode te dar mais chances de ter esses tipos de doenças citadas em cima.

O post ficou um pouco mais longo pois o assunto muito didático e não poderia deixar de passar todas essas informações pra vocês, acho que vale a pena!

Fica a dica... espero que tenham gostado, me contem ai se encontraram esses ingredientes nos seus produtos e quem conhece um pouco mais sobre eles pode compartilhar com a gente.

E não se esqueça de preferencia para produtos Paraben Free.

Um grande beijo e até a próxima minha gente!





13 comentários:

  1. Parabéns por essa matéria, pois eu adquiri uma dermatite de contato, e a medica me orientou sobre o Parabeno , isso que sou bastante cautelosa qto ao uso de cosméticos em geral, e alimentação. Infelizmente a maioria das pessoas desconhecem (assim como eu desconhecia) a importância de ler sobre os ingredientes de tudo o que usamos .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. O que vcs podem me dizer sobre o shampoo e condicionador "match"tônico do crescimento...da boticário?? Lembrando que há alguns componentes que lí nessa matéria . Realmente estou com medo de usa-lo...

    ResponderExcluir
  3. Grata pela informação, pois são tantos elementos químicos que precisamos evitar. Vou verificar meus produtos que estão no banheiro pois tenho certeza que nenhum é orgânico preciso eliminar e fazer uma melhor escolha natural. Obriga vou compartilhar sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Nosso estou estudando a respeito disso e cada vez fico assustada por isso que tem tanta gente adquirir várias doenças e não sabe , gostei do estudo.

    ResponderExcluir
  5. Baseado em quais informações foi publicado esse artigo? Sou químico e discordo de vários itens citados anteriormente.

    ResponderExcluir
  6. E compra qual entao? Que nao possua nenhum destes componentes!,impossivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure no face. os produtos da Casa Haramys..tudo sem parabenos, sulfatos,etc

      Excluir
    2. Existem técnicas de lavagem de cabelo que a maioria desses componentes é proibida. Chama-se No/low poo. Nela, usamos produtos chamados "liberados", que realmente tratam e cuidam do cabelo, não maquiam.

      Excluir
  7. Sou cabeleireira e trabalha há 5 anos com uma escova de Carbocisteina. Mas ultimamente estou com dores de cabeça constantes. Será q ela faz mal a saúde? Me ajude pfv

    ResponderExcluir
  8. Esperava encontrar as referências no final do artigo

    ResponderExcluir
  9. Eu usei o sabonete de glicerina da granado por 4 anos e descobri que tem MdMd(hidantoin)e tenho dermatite eu tô assustada cm um sabonete desse tipo e pra recém nascido pd conter formol .

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber onde você obteve todas essas informações. Não pense que estou duvidando do que falou, apenas quero me aprofundar mais nesse assunto.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Anônimo11 de outubro de 2020 18:21, é só vc pesquisar um por um, e vai ver que o resultado é o mesmo daqui...eu pesquisei alguns, pq comprei um produto que tem alguns componentes acima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...